sábado, 27 de outubro de 2012

Enquanto isso, no chamado primeiro mundo ...


Berlusconi condenado por crimes cometidos entre 1994 e 1999, e anistiado em seguida

Empresas de fachada, fraude fiscal, financiamento ilegal de partido político. Não, nós não estamos falando de Brasil.

Silvio Berlusconi, ex-primeiro ministro italiano, conhecido também pela alcunha de "Il Cavaliere", foi condenado em primeira instância, e anistiado em seguida, no julgamento de processos que analisam os crimes indicados acima. Os outras denúncias estão em análise pelos tribunais italianos.

Diferentemente da Itália, considerada país de primeiro mundo; ou mesmo dos EUA, cuja investigação sobre os ataques do 11 de setembro é considerada por boa parte de sua população como mero acobertamento; crimes como o de criação de empresas de fachada - no Brasil ou nas Ilhas Virgens Britânicas-; fraude fiscal; e financiamento ilegal de partido político, são julgados no Brasil com o rigor que tais crimes merecem e, se cometidos por autoridades políticas, são julgados por ninguém menos que o insuspeito Supremo Tribunal Federal da República brasileira (vide Processo do Mensalão).

Mas, diferentemente da mídia internacional, a mídia brasileira não divulgou que "Il Cavaliere" foi, na sequência à condenação, anistiado. E, pior e ironicamente, por uma Lei aprovada durante seu governo.

Assim, a condenação de Berlusconi, seguida por sua anistia, apenas demonstra que, apesar do rótulo de "pais em desenvolvimento", o Judiciário brasileiro se mostra não só mais maduro que alguns alegados "países do primeiro mundo", como também mais independente.

Aguarda-se a conclusão da acusação de prostituição infantil do Cavaliere.

Silvio Berlusconi (Il Cavaliere)

Karima El Mahroug

Nenhum comentário: